sábado, outubro 20, 2012

Quem observa os observatórios?

No seguimento de Lista de observatórios portugueses, Despesa. Orçamento alimenta 100 observatórios (jornal i):
O governo avaliou 190 fundações de um universo estimado de 800, propôs a extinção de 17 e foi um Deus nos livre; fecharam quatro. O Memorando da troika prevê um censo a clubes, institutos, observatórios e todas as entidades públicas para decidir a sua continuidade ou extinção. Só associações são 58 728, de acordo com dados do Ministério da Justiça referentes a 30 de Setembro deste ano.

A quantidade de associações existente em Portugal foi o único número oficial que o jornal i conseguiu obter depois de muitas perguntas. Oficiosamente conseguimos saber que existem perto de 1200 outros organismos, entre institutos públicos, centros de estudos, gabinetes e outros. Observatórios contámos mais de 100.
Pegámos numa lista de observatórios da autoria de Carlos Guimarães Pinto, publicada em 5 de Maio no blogue O Insurgente e que desde então circula livremente pela net. Descobrimos mais alguns que acrescentámos à lista e cortámos aqueles que já não existem. Temos a certeza que o trabalho não está completo, mas sabemos também que espelha já a realidade nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário