segunda-feira, novembro 26, 2012

"Capitalismo selvagem"

Capitalismo selvagem PDF) por Rui Alpalhão:
.. Boa parte dos manifestantes recentes têm-se manifestado contra os ricos, e contra o capital, que parecem tomar como uma e a mesma coisa. Os ricos têm o capital, os ricos são o capital, os ricos que paguem a crise ..
Os cantos contra o capital destacam frequentemente, de entre os muitos alegados defeitos do capitalismo em geral, os malefícios do capitalismo selvagem. Juntando a falta de apreço pelo capitalismo selvagem com os insistentes pedidos de "taxas" para o capital .. É possível que esta vontade de manter o capital em cativeiro tenha que ver com a respectiva capacidade reprodutiva, sendo reconhecido que a reprodução em cativeiro é mais difícil que em "habitat" natural. Qualquer coisa como uns campos de concentração ..
.. Sem capital, não há produção. O capital em Portugal está em cativeiro há muitos anos, e, como tantas outras espécies ameaçadas, não tem revelado grande talento para se reproduzir em cativeiro. Por isso, é pouco, como o PIB, e a semelhança não é coincidência .. Mais capital, mais riqueza. Só se pode redistribuir o que se cria.

Sem comentários:

Enviar um comentário