terça-feira, dezembro 18, 2012

Capitalizar ou não capitalizar

Como aumentar os salários dos portugueses por Carlos Guimarães Pinto:
.. Quem olhar para a comparação dos salários entre países da União Europeia só poderá tirar a mesma conclusão: em Portugal ganha-se mal. Podem-se seguir dois caminhos para aumentar estes salários: o socialista e o de mercado.
O método socialista consiste em aumentar salários por decreto (por exemplo, subindo o salário mínimo nacional) e dar poder à negociação colectiva (por exemplo, dando aos sindicatos o poder de estabelecer as regras de acesso a certas profissões). Como os factores de produção são fixos no curto prazo, é bastante provável que medidas deste género causem uma subida dos salários. Mas como nenhuma destas medidas altera os fundamentais da economia, nomeadamente a produtividade, este aumento de salários não será sustentável. Estas medidas apenas aumentam os salários à custa da remuneração do capital o que, a prazo, resultaria numa ainda maior descapitalização da economia. A médio prazo estas medidas causariam um aumento do desemprego, seguido de redução dos salários reais. Isto, para além de atrasar a economia mais uns anos.
Depois há o método de mercado que passa pela capitalização da economia. A capitalização da economia ajudaria à subida dos salários de duas maneiras. A primeira seria através do aumento de produtividade. Os factores de produção, capital e trabalho, são complementares: quando mais existir de um (até certo ponto), mais produtivo será o outro. Assim, quanto mais capitalizada for a economia, mais produtivos serão os trabalhadores e mais poderão ganhar .. A segunda forma pela qual a capitalização da economia ajudaria a aumentar salários é o ganho de poder negocial do factor trabalho. Numa economia em que existam escolhas, os trabalhadores têm uma maior capacidade negocial individual, podendo assim negociar melhores salários. Para capitalizar a economia, o governo teria que tornal Portugal um sítio mais atractivo para investir, baixando carga fiscal e eliminando barreiras burocráticas ..

Sem comentários:

Enviar um comentário