quarta-feira, dezembro 26, 2012

O declínio da media tradicional

O declínio da media tradicional e a desintermediação da informação por Ricardo G. Francisco:
O declínio das empresas de midia tradicionais está directamente relacionado com os novos meios de comunicação, nomeadamente a internet. Ninguém discute esta afirmação. Alem da internet ser um meio muito mais eficiente e eficaz de partilhar a informação tradicional permite o enriquecimento desta com todas as informações relacionadas. Também aqui nada de novo.
A História está a mostrar que a indústria como um todo está a ter muita dificuldade em adaptar-se a este novo meio, exactamente porque este novo meio reduziu o valor de um dos activos mais importantes que uma empresa de midia tinha. O acesso à informação crua e a subsequente selecção e edição. Um jornal ou televisão acedia à informação crua e servia como filtro para os seus clientes. Um filtro que era difícil de validar, especialmente porque por detrás de cada um dos meios de comunicação finais estavam agencias noticiosas globais que eram fonte única dos dados mais importantes.

A internet veio facilitar imensamente o acesso à informação base. Ao dia de hoje quem quer saber alguma coisa sobre um tema em particular vai à procura não nas versões online dos jornais de referência mas sim atrás das mesmas fontes que mais dia menos dia serão usadas por esses jornais. A isto soma-se que as novas fontes de informação estão tipicamente sujeitas a muito mais censura e contraditório do que os meios tradicionais, tornando-se, paradoxalmente, muito mais fiáveis do que os meios tradicionais, que embora tenham profissionais na selecção e edição de conteúdos não são corrigidos em tempo real por milhares de leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário