quarta-feira, abril 03, 2013

O dinheiro devia valer our

O dinheiro devia valer ouro por André Abrantes Amaral:
A 15 de Agosto de 1971, Nixon anunciou que o dólar deixaria de ser convertido num valor fixo em ouro .. para estar dependente da vontade dos governos, da necessidade que estes teriam de gastar para cumprirem as promessas que lhes garantissem votos.

A partir daqui começaram os problemas de hoje: o endividamento público e a bolha que nos rebentou nas mãos. O dinheiro deixou de valer ouro, para ter o preço que os governos quisessem. Precisassem ..

.. Sem a ligação do dinheiro ao ouro, os governos são livres de gastar, permitindo a sobrevivência da classe política. Infelizmente, à medida que tal sucede, a maioria perde poder de compra. Se criamos mais dinheiro do que aquilo que efectivamente vale, este perde valor. E quando perde valor é o cidadão comum quem paga, perdendo poder de compra. Hoje a classe média trabalha mais para ter o nível de vida dos seus pais e avós. Como é que isso foi possível? Apenas e tão-só porque o dinheiro vale o que vale a palavra de um político. Ou seja, cada vez menos.

Sem comentários:

Enviar um comentário