quarta-feira, dezembro 25, 2013

Igreja e Estado

Igreja e Estado:
A impressão com que se fica desta Exortação .. é que a Igreja nunca entendeu a natureza do Estado e não parece ter aprendido nada dos excessos estatais do século passado, que continuam no século XXI ...

Um dualismo que é consequência da concepção moderna da Igreja e do Estado como sociedades perfeitas. Doutrina que ajuda a explicar quer a rápida aceitação do Estado quer o assumir-se como providência, e até como o destino da humanidade.

.. dando azo a todo o tipo de abusos, fraudes e corrupções. Uma confusão que está bem patente .. ao lamentar, num país com peso do Estado superior a 50%, as consequências da economia liberal e do neoliberalismo. Entrevista que, admito, seja só representativa de uma parte da Igreja incapaz de ver que o combate à pobreza é a indústria que mais dinheiro dá aos governantes: daí o esforço para que não acabe. Será que a Igreja se sente bem como serventuária das mesas misericordiosas desta indústria?
.. uma parte importante da Igreja continue incapaz de distinguir - tanto no mercado económico como político - entre as regras de jogo e os jogadores ..

Sem comentários:

Enviar um comentário